Metabolism #2, 2019
MAK Center for Art and Architecture, Los Angeles

                                                    


[PT] Parte da exposição Shelter or Playground, com curadoria de Maud Jacquin, Anna Milone e Sébastien Pluot.

O MAK Center for Art and Architecture está localizado em uma das primeiras casas modernistas de Los Angeles desenhada pelo arquiteto Rudolph Schindler nos anos 1920 para ser sua própria moradia, conhecida como Schindler's House. Hoje ela é mantida pela instituição e por um zelador contratado pela associação de herdeiros, que mora na casa com sua esposa. Dentre suas funções está cuidar da horta presente no projeto inicial do arquiteto, plantando legumes, pimentas e temperos.

A divisão de responsabilidades sobre a manutenção da casa cria diferentes estatutos para o espaço, ao mesmo tempo enquanto instituição, enquanto moradia e enquanto monumento arquitetônico. Dessa forma, o projeto atua nos limites borrados entre os espaços públicos e privados da casa. Explorando os cantos que ainda podem ser considerados como "lar", o trabalho se direciona à horta como símbolo dos traços de atividades cotidianas e da presença das pessoas que trabalham e moram na casa.

Metabolismo #2 consiste em uma escultura que funciona como um sistema de compostagem ao longo da exposição. Assim, a escultura precisa de cuidados de manutenção constante como um metabolismo vivo, recebendo e transformando o lixo da instituição. O lixo orgânico é transformado em humus por minhocas nativas (Eisenia Fetida) e micro-organismos, que será então utilizado como fertilizante para nutrir a horta, que por sua vez alimentará os habitantes da casa. Os funcionários do MAK Center e o público vizinho são convidados a utilizar o sistema de compostagem. Todos podem trazer seu lixo orgânico utilizando bolsas especiais, distribuídas na recepção do centro cultural.

***
Concreto armado, madeira, minhocas (Eisenia Fetida), material orgânico, terra e brita;
160 x 140 x 70 cm